Atualização do Flos Carmeli - 26 de Maio, 2017


Estudos Marianos - Terceiro Segredo de Fátima Parte IV

Depoimento da irmã Agnes Sasagawa, acerca da última mensagem de Nossa Senhora em aparição à irmã, em Akita, no Japão. A aparição e os eventos acerca do acontecimento, ocorreram no ano de 1973, no convento "Instituto das Servas da Eucaristia". A Virgem Santíssima falava à irmã Agnes através de uma imagem Sua de madeira que fica na capela do convento.

Continuar Lendo...

Veja Também                                                    






Santos Carmelitas do Mês

Dia 25 - Santa Maria Madalena de Pazzi              

Santa Maria Madalena de Pazzi (* Florença, 2 de Abril de 1566, + 25 de Maio de 1607) foi uma mística monja carmelita católica italiana. ...Continuar Lendo








16 de Maio - São Simão Stock                           


Em 1251, Frei Simão Stock convocou um Capítulo Geral pedindo a toda a Ordem que rezasse noite e dia pela resolução do problema. o usasse. Pensa-se que esta aparição se deu na noite de 15 ou 16 de Julho. Era o ano de 1251...Continuar Lendo










Liturgia do Dia:                                                     

Festa da Ascensão do Senhor – 1a. classe - Forma Extraordinária do Rito Romano - Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianey - Ordo Próprio 
Santo Evangelho (Mt 28,16-20) 

Naquele tempo, os onze discípulos foram para a Galileia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. Quando viram Jesus, prostraram-se diante dele. Ainda assim alguns duvidaram. 

Então Jesus aproximou-se e falou: “Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! 
Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo”.


Sentido da Ascensão na vida da Igreja

Um dos Mistérios da Vida de Cristo que nós proclamamos em nossa Profissão de Fé é a sua Ascensão. Cremos que Ele, após sua Ressurreição e suas Aparições, subiu aos céus e sentou-se a direta de Deus Pai Todo-Poderoso. Vejamos o que significa esta nossa afirmação de fé.

Conforme a Sagrada Tradição, Já por volta do ano 388 podemos ver o testemunho de São Gregório de Nissa sobre a celebração da Solenidade da Ascensão do Senhor no Oriente. Ela era a festa da “volta do Cristo ao Pai”, fixada quarenta dias após a Festa da Páscoa em consonância com o relato bíblico lucano. Este é o testemunho mais antigo que temos desta celebração. Santo Agostinho, também, testemunha a Festa da Ascensão com seus sermões na Igreja Ocidental, no século V.

O Mistério da Ascensão está intimamente ligado ao da Encarnação e ao da Parusia. No Mistério da Encarnação, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade assume a natureza humana para redimí-la e fazê-la participante da glória divina. Para isso ela “desce”, esvazia-se de sua glória, toma a condição de homem-servo e vai até o extremo da morte. O Mistério da Ascensão é a concretização daquilo que se iniciou na Encarnação. Cristo “sobe”, é exaltado e glorificado. Todavia, leva junto a nossa natureza e a faz participar plenamente de sua condição. Assim, Encarnação e Ascensão são início e fim de um mesmo movimento de levar o homem a participar da Vida de Deus.

A Ascensão, por sua vez, só alcança inteiramente sua eficácia na Parusia. É no fim que todos os homens serão apresentados por Cristo ao Pai para tomarem posse da vida bem aventurada. O que vemos hoje na Ascensão do Senhor é nossa esperança de, também, com Ele, participarmos da glória divina.


Pe. Vitor Gino Finelon
Professor das Escolas de Fé e Catequese
Mater Ecclesiae e Luz e Vida
Arq. do Rio de Janeiro




Parte IV
Por que Nossa Senhora Chora
Os Apelos de Fátima se Repetem em Akita - Japão

Os acontecimentos se deram num pequeno convento de Irmãs chamado "Instituto das Servas da Eucaristia". O instrumento que a Virgem Santíssima escolheu para transmitir sua mensagem ao mundo, foi a Irmã Agnes Sasagawa Katsuko. Ela tinha um problema na audição e, por ocasião destes acontecimentos, estava completamente surda.

Na capela das Irmãs havia uma escultura de madeira, em que fora entalhada em forma de Cruz (com aproximadamente um metro de altura) e, em frente à cruz foi esculpida a imagem da Santíssima Virgem.

No ano 1973 nos dias 12,13 e 14 de junho, a irmã Inês viu raios luminosos em volta do Sacrário. No dia 28 junho quinta-feira, uma ferida em forma de cruz apareceu na palma da mão esquerda, causando-lhe vivíssimas dores. À noite, a ferida estava seca mas inchada; na sexta-feira de manhã, o sangue corria; no sábado o sangue parava e a chaga ficava seca.

No dia 29 sexta-feira (Festa do S. Coração de Jesus), apareceram-lhe dois anjos em volta do altar, cantando: "Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus da Glória!" Todas as religiosas viram os anjos e ouviram o canto. No dia 5 julho, a  irmã Agnes, ainda surda, ouviu  na capela uma voz dulcíssima e melodiosa que vinha da imagem de madeira.

Em 13 de outubro 1974, durante a Bênção do Santíssimo Sacramento, a irmã Agnes foi repentinamente curada da surdez. De noite, ela telefonou ao bispo responsável, Dom John Shojiro Ito, em Niigata (a 300 km) comunicando-lhe a notícia.

Até 15 de setembro de 1981, portanto, durante seis anos e nove meses, a Santíssima Virgem chorou 101 vezes.

O Bispo Dom John Shojiro Ito estabeleceu uma Comissão de Estudos. Amostras do "sangue", do "suor" e das "lágrimas" foram examinadas nas Universidades de Akita e Gifu. Conclusão: São lágrimas humanas e o sangue pertence ao grupo sangüíneo 'O' .

A Igreja aprovou as mensagens e as lacrimações da imagem como sobrenaturais.

Santuário de Nossa Senhora de Akita, Irmã Agnes Sasagawa Katsuko
 e a Imagem Milagrosa

A aprovação Eclesiática

Em 1984, logo antes se aposentar a uma idade venerável, o Bispo diocesano de Niigata, Bispo John Shojiro Ito, em consulta com a Congregação para a Doutrina da Fé, escreveu uma carta pastoral na qual ele reconheceu como sendo autêntica, a série extraordinária de eventos que tiveram lugar de 1973 a 1981 em um convento dentro de sua diocese, eram reconhecidas as aparições da Mãe de Deus em Akita, Japão. A aparição foi considerada autêntica, como foram Lourdes, La Salette ou Fátima.

A mensagem de Akita, reconhecida pelo Bispo John Ito, é uma continuação do que fora revelado em Fátima. O castigo ameaçado é verdadeiramente terrível – muito pior que a possibilidade de aniquilação de várias nações, como profetizado em Fátima. Akita é absolutamente consistente com profecias da Escritura e de outros avisos feitos pela Virgem.

A primeira mensagem recebida pela monja Agnes Katsuko Sasagawa em 6 de junho de 1973, era um chamado à oração e a sacrifícios para a glória do Pai e salvação de almas. A segunda mensagem, 3 de agosto de 1973, era para oração, penitência e sacrifícios corajosos para atenuar a ira do Pai diante da iniquidade dos homens.

A terceira mensagem, 13 de outubro de 1973, por sinal, aniversário da última aparição e do milagre em Fátima foi como segue abaixo:

"Como eu lhe falei, se os homens não se arrependerem e não melhorarem, o Pai infligirá um castigo terrível a toda humanidade. Será um castigo maior que o dilúvio, como nunca se terá visto antes. Fogo cairá do céu e exterminará uma grande parte de humanidade, tanto bons como maus, não poupando nem padres e nem crentes. Os sobreviventes, diante da calamidade invejarão os mortos. Empunhe sempre o Rosário, ele é o grande recurso oferecido por meu Filho. Cada dia, recite as orações do Rosário. Reze pelo Papa, pelos bispos e pelos padres. O Diabo se infiltrará até mesmo na Igreja, de tal um modo que haverá cardeais contra cardeais, e bispos contra bispos. Serão desprezados os padres que me veneram e terão opositores em todos os lugares. Haverá vandalismo nas Igrejas e altares. A Igreja estará cercada de asseclas do demônio que conduzirá muitos padres a lhe consagrar a alma e abandonar o serviço do Senhor.

"O demônio especialmente dirigirá sua ira contra almas consagradas a Deus. O pensamento da perda de tantas almas é a causa de minha tristeza. Se os homens aumentarem ainda mais seus pecados em número e gravidade, já não haverá nenhum perdão para eles ".

Nossa Senhora se despede:

"Com valor, fala ao teu superior. Ele saberá como animar cada uma de vós a rezar e a levar a cabo obras de reparação."

Nossa Senhora calou-se. A irmã Agnes perguntou:
"Quem é o meu superior?" 

A Vírgem responde:
"É o Bispo Ito que dirige a tua comunidade."

 Então ela continuou:
 "Porém, tens algo a perguntar-me? Hoje é a última vez que te falarei de viva voz. De agora em diante obedecerás a que te envie e ao teu superior. Reza muito as orações do Rosário. Eu, sózinha, todavia, posso protejê-las das calamidades que se aproximam. Aqueles que ponham a sua confiança em mim serão conservados."

Na carta pastoral do bispo John Ito, aprovando os eventos de Akita como sobrenaturais, manifestou: "Depois das conduzidas até o presente dia, é inegável o caráter sobrenatural de uma série de eventos inexplicáveis relativos à imagem da Virgem venerada em Akita (Diocese de Niigata). Por conseguinte eu autorizo que toda a diocese a mim confiada venere a Mãe Santa de Akita ".

Relativo às mensagens, disse:"Como o conteúdo das mensagens recebido, não é de nenhum modo contrário à doutrina católica ou à boa moral. Quando se observa o estado atual do mundo, a advertência parece corresponder a isto em muitos pontos". O bispo explicou ainda que ele havia levado oito anos para dar este julgamento por causa da importância e responsabilidade em questão. "A Congregação da Doutrina para a Fé me deu diretivas nesta decisão, "o bispo disse, (bispo da Congregação para a Doutrina da Fé) " que só o bispo da diocese em questão tinha o poder para reconhecer um evento desta natureza".

Os eventos de Akita foram confirmados por milagres, sendo que dois são citados pelo Bispo em sua carta pastoral, um deles fora justamente a cura instantânea da irmã Agnes Sassagawa, que há muito padecia doente, já tendo sido submetida a mais de 20 cirurgias e estava praticamente surda. 

Enquanto a advertência dada por Nossa Senhora a Akita é terrível, a mensagem, como as considerações feitas pelo Bispo, é basicamente uma repetição da Mensagem de Fátima. 

Nossa Senhora acentuou a importância de rezar o Rosário, e acima de tudo confiar que Deus pode a cada dia mudar o curso das coisas(...) em qualquer sofrimento(...)oferecer em reparação de tantos pecados cometidos neste momento pelo mundo. Nossa Senhora especialmente implorou orações pelos bispos, padres, e religioso, e para reparação diante do Santíssimo Sacramento. 

Nossa Senhora disse: "Eu preveni a vinda de calamidades e ofereci ao Pai, junto com todas as almas dos mártires que O consolam, os sofrimentos suportados pelo meu Filho na Cruz, pelo seu sangue e pela sua Amorosa Alma. Oração, penitência, e sacrifícios corajosos podem diminuir a ira e a tristeza do Pai ".

Para pequena comunidade religiosa onde Nossa Senhora deu as mensagens, aconselhou Ela: " vivei a pobreza, santificai-vos e rezai em reparação pela ingratidão e pelas ofensas a Deus por parte de todos os homens ".

As aparições da Virgem em Akita foi das poucas reconhecidas no século XX pela Igreja, mas seu conteúdo e aviso são similares à de Fátima e a tantas outras ainda não reconhecidas nos dias de hoje. Em Anguera a Virgem igualmente nos chama à conversão imediata pois o tempo é curto, nos chama à vida de oração e submissão amorosa à vontade de Deus, mas igualmente nos avisa: "O mundo caminha para um grande abismo, se os homens não se converterem virá sobre o mundo um grande castigo".

Em Fátima a Virgem profetizou: "Essa guerra logo terá fim (a 1ª guerra mundial), mas se os homens não se converterem virá outra ainda pior". E realmente aconteceu, pouco mais de duas décadas depois eclodia a 2ª guerra mundial que ceifou milhões de vidas e mudou a face do mundo para sempre, da pior forma.


Resumo das Mensagens da Santíssima
 Vírgem de Akita

“As únicas armas que restarão serão o Rosário e o Sinal deixado pelo meu Filho. Todo dia recite as orações do Rosário. Com o Rosário, reze pelo Papa, pelos bispos e padres.

“A obra do demônio se infiltrará até mesmo dentro da Igreja de tal modo que veremos Cardeais se opondo a Cardeais, bispos contra bispos.

“Os padres que Me veneram serão escarnecidos, menosprezados e combatidos pelos seus confrades (outros padres). Igrejas e altares serão pilhados.

“A Igreja estará cheia daqueles que aceitam compromissos e o demônio afligirá muitos padres e almas consagradas a deixarem o serviço do Senhor " “O demônio será particularmente implacável contra as almas consagradas a Deus. A idéia da perda de tantas almas é a causa de minha tristeza.

“Se os pecados aumentarem em número e gravidade, em breve não haverá perdão para eles.

“Reze muito as orações do Rosário. Só eu poderei salvá-los das calamidades que se aproximam.

“Aqueles que colocam sua confiança em Mim serão salvos”.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A História de Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá - Padroeira da Colombia

Meditação para Quaresma V - A Sagrada Face do Senhor