Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 6 de junho de 2014

A Devoção ao Sagrado Coração no Carmelo


Santa Teresa por amor de Jesus e da Santa Igreja. 
Padecer ou morrer”. 


Homens da Galiléia, porque ficais aí a olhar para o céu? Esse Jesus que vos acaba de ser arrebatado para o céu voltará do mesmo modo que o vistes subir para o céu. (At 1,11)

" O CARMELO E O SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS - Nada quero senão ser vítima do Vosso Coração MEDITAÇÃO ORANTE A cadeia de montanhas do Carmelo na Palestina é famosa pela sua vegetação exuberante e a Ordem do Carmelo Descalço, espalhada pelo mundo, é famosa pelos seus belos jardins cuidados carinhosamente pelas irmãs carmelitas. Toda essa beleza da flora é símbolo de uma realidade ainda mais bela, que é a espiritualidade do Carmelo, a qual é atualizada e vivida em cada célula deste Corpo Místico, cuja cabeça é Cristo e cujo Coração é o Coração do mesmo Cristo. 

Nesta vivência mística da oração meditada, no silêncio do Carmelo escuta-se o Coração de Cristo pulsando. O Monte Carmelo, na sua pobreza e simplicidade, se ergue sem que nada o possa abalar, pois sua base é a própria vitória de Cristo sobre a morte e sobre todas as forças contrárias à vida humana. No Carmelo, parece que o pulsar do Coração divino tem outro som, ainda mais puro e inspirador do que em qualquer outro lugar. Assim como as idas e vindas do sangue pelo corpo humano, em sístole e diástole, assim também o amor de Cristo, que procede do Pai e nos chega pelo Espírito Santo, é transmitido para cada uma dessas células do Corpo de Cristo. 

Nós, forças vivas da Igreja, somos esse Corpo. Cristo vive em nós, especialmente pela comunhão eucarística. O amor de Cristo, que pulsa em seu Sagrado Coração, precisa do nosso amor, tão frágil, para ser testemunhado e vivificado em um mundo carente de Deus. No Carmelo, este Sangue divino, impulsionado pelo Coração de Jesus, oxigenado pelo Espírito Santo, passa pelas células vivas da comunidade carmelitana. No Carmelo, o Coração de Jesus bate unido misteriosa e espiritualmente com as batidas cardíacas e com o ritmo de oração de cada um dos vocacionados, postulantes, noviços, irmãs, irmãos, seminaristas, freis, sacerdotes e, por último e não menos importante, com os carmelitas seculares, em comunhão com toda a Igreja. 

Concluímos esta meditação orante, apoiando-nos em nossos escapulários e clamando à Virgem Maria do Monte Carmelo, nossa Estrela-Guia nesta caminhada carmelita, que interceda por nós junto ao Sagrado Coração de Jesus para que tenhamos humildade e coragem de sermos fiéis discípulos e missionários cristãos, perseverantes em nossa santa vocação sem desanimar até alcançarmos a plena união com nosso Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém. 

"QUERO SER IMITADOR VOSSO “Sim, meu Deus, somente quero ser perfeito imitador Vosso, e se Vossa vida foi uma vida oculta, de humilhação, amor e sacrifício, assim há de ser a minha, desde agora. Portanto, para sempre há de ser a minha, desde agora. Portanto, para sempre hei de me encerrar EM VOSSO AMABILÍSSIMO CORAÇÃO COMO EM UM DESERTO, para em Vós, convosco e por Vós levar uma vida oculta de amor e sacrifício. Sabeis que nada quero senão ser vítima de Vosso Sagrado Coração, consumido por inteiro em holocausto pelo fogo do Vosso divino amor. 

Eis por que VOSSO CORAÇÃO HÁ DE SER O ALTAR em que serei consumido em Vós, meu caro Senhor, e Vós haveis de ser o sacerdote que consumirá esta vítima com os ARDORES DE VOSSO CORAÇÃO SANTO. 

Prometo-vos também fazer com que não haja obstáculo à Vossa ação em mim segundo Vossos desejos. E já que inspirais a meu coração que eu me torne semelhante a Vós em tudo quanto me for possível, será este o objetivo de meus cuidados. Hei de imitar-Vos particularmente nas VIRTUDES QUE TANTO AGRADAM VOSSO AMABILÍSSIMO CORAÇÃO, ou seja: humildade, mansidão, obediência e pureza de intenção nas ações interiores e exteriores, sempre agindo com espírito de simplicidade... ”

Nenhum comentário:

Pedidos de Oração