03 de Outubro de 2012 - Santa Teresinha do Menino Jesus
Para marcar o dia que Igreja recorda Santa Teresa de Lisieux, trazemos-lhe uma tradução da Audiência Geral do Santo Padre Papa Bento XVI
A
ciência dos santos, inseparável do Evangelho e da Eucaristia, é a
ciência mais alta, afirmou hoje o Papa Bento XVI na audiência geral da
semana, dedicada à Santa Teresa de Lisieux, que aconteceu hoje na Praça
São Pedro com a presença de 10 mil fiéis do mundo todo.
"Hoje eu gostaria de vos falar de
Santa Teresa de Lisieux, Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face, que
viveu neste mundo apenas 24 anos, no final do século XIX, levando uma
vida simples e oculta, mas que depois de sua morte e da publicação dos
seus escritos, tornou-se uma das santas mais conhecidas e amadas. A
"pequena Teresa" não deixou de ajudar as almas mais simples, os
pequenos, os pobre, os que sofrem e os que rezam a ela, mas também
iluminou toda a Igreja, com sua profunda doutrina espiritual, tanto
assim que o Venerável João Paulo II, em 1997, quis dar-lhe o título de
Doutora da Igreja, acrescentando o título de Padroeira das Missões, dado
por Pio XI, em 1939. Meu querido predecessor a definiu como uma
"especialista na ‘scientia amoris'" (‘Novo Millennio ineunte', 27). Esta
ciência, que vê brilhar no amor toda a verdade da fé, Teresa a expressa
principalmente no relato da sua vida, publicado um ano após a sua morte
com o título de "História de uma alma". É um livro que foi de imediato
um enorme sucesso; foi traduzido para muitas línguas e distribuído em
todo o mundo. Eu gostaria de convidar-vos a redescobrir este
pequeno-grande tesouro, este luminoso comentário do Evangelho plenamente
vivido! "História de uma alma", de fato, é uma maravilhosa história de
amor, contada com tal autenticidade, simplicidade e frescor, que o
leitor não pode deixar de ficar fascinado! No entanto, qual é esse amor
que preencheu a vida de Teresa, desde a infância até sua morte? Queridos
amigos, este amor tem um rosto, tem um nome, é Jesus! A santa fala
continuamente de Jesus. Percorramos, então, as grandes etapas de sua
vida, para entrar no coração de sua doutrina.
Teresa nasceu em 2 de janeiro de 1873, em Alençon, uma cidade da Normandia, na França. Foi a última filha de Louis e Zelie Martin, esposos e pais exemplares, beatificado os dois em 19 de outubro de 2008. Eles tiveram 9 filhos, dos quais 4 morreram na infância. Restaram 5 filhas, que se tornaram todas religiosas. Teresa, aos 4 anos, foi profundamente afetada pela morte de sua mãe (Ms A, 13r). O pai, com as filhas, mudou-se então para a cidade de Lisieux, onde se desenvolveu toda a vida da santa. Mais tarde, Teresa, sofrendo uma doença nervosa grave, curou-se devido a uma graça divina, que ela definiu como "o sorriso de Nossa Senhora" (ibid., 29v-30v). Recebeu a Primeira Comunhão, vivida intensamente (ibid., 35r), e colocou Jesus Eucaristia no centro da sua existência.
A "Graça do Natal" de 1886
marcou o ponto de inflexão, o que ela chamou de "conversão completa"
(ibid., 44v-45r). De fato, ela se curou totalmente de sua
hipersensibilidade infantil e iniciou um "caminho de gigante". Na idade
de 14 anos, Teresa aproximou-se cada vez mais, com muita fé, de Jesus
Crucificado, e levou muito a sério o caso, aparentemente desesperado, de
um criminoso condenado à morte e impenitente (ibid., 45v-46v). "Eu
queria a todo custo evitar que ele fosse para o inferno", escreveu a
santa, com a certeza de que a sua oração o teria colocado em contato com
o sangue redentor de Jesus. É sua primeira e fundamental experiência da
maternidade espiritual: "Tão confiante estava na infinita misericórdia
de Jesus", escreveu. Com Maria Santíssima, a jovem Teresa ama, crê e
espera, com "um coração de mãe" (cf. PR 6/10r).
Em novembro de 1887, Teresa vai
em peregrinação a Roma, com seu pai e sua irmã Celina (ibid., 55v-67r).
Para ela, o momento culminante foi a audiência do Papa Leão XIII, a quem
pede permissão para entrar, com apenas 15 anos, no Carmelo de Lisieux.
Um ano depois, seu desejo foi realizado: ela se torna carmelita, para
"salvar almas e rezar pelos sacerdotes" (ibid., 69v). Ao mesmo tempo,
começou a dolorosa e humilhante doença mental de seu pai. É um grande
sofrimento que leva Teresa à contemplação do Rosto de Jesus em sua
Paixão (ibid., 71rv).
Assim, seu nome religioso - Irmã
Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face - expressa o programa de toda a
sua vida, na comunhão com os mistérios centrais da Encarnação e da
Redenção. Sua profissão religiosa, na festa da Natividade de Maria, em 8
de setembro de 1890, é para ela um verdadeiro matrimônio espiritual, na
"pequenez" do Evangelho, que se caracteriza pelo símbolo da flor: "Que
festa bonita a Natividade de Maria para me tornar a esposa de Jesus!",
escreve. Era a pequena Virgem Santa de um dia que apresentava sua
pequena flor ao Menino Jesus (ibid., 77r). Para Teresa, ser religiosa
significa ser esposa de Jesus e mãe das almas (cf. Ms B, 2v). No mesmo
dia, a santa escreveu uma frase que mostra a orientação da sua vida:
pede a Jesus o dom do seu amor infinito, de ser a menor e,
especialmente, pede a salvação de todos os homens: "Que nenhuma alma se
condene hoje" (Pr 2). De grande importância é a seu Ato de Oferta ao
Amor Misericordioso, feito na Festa da Santíssima Trindade em 1985 (Ms
A, 83v-84r; Pr 6): uma oferta que Teresa partilhou com suas irmãs, sendo
já auxiliar da mestra de noviças.
Dez anos após a "Graça do Natal", em 1896, chega a "Graça da Páscoa",
que abre o último período da vida de Teresa, com o início da sua paixão
profundamente unida à Paixão de Jesus; trata-se da Paixão do corpo, com a
doença que a levou à morte através de grandes sofrimentos, mas acima de
tudo se trata da paixão da alma, com uma muito dolorosa prova de fé (Ms
C, 4v-7v). Com Maria, junto à cruz de Jesus, Teresa vive agora a fé
mais heroica, como luz nas trevas que invadem a sua alma. A carmelita
tem a consciência de viver esta grande prova para a salvação de todos os
ateus do mundo moderno, chamados por ela de "irmãos". Ela viveu, então,
mais intensamente o amor fraterno (8r-33v): com as irmãs de sua
comunidade, com seus irmãos espirituais missionários, com os sacerdotes e
com todos os homens, especialmente aqueles mais distantes. Ela se torna
uma "irmã universal"! Sua caridade amável e sorridente é a expressão da
profunda alegria cujo segredo ela nos revela: "Jesus, minha alegria é
amar-te" (P 45/7). Neste contexto de sofrimento, vivendo o maior amor
nas menores coisas da vida cotidiana, a santa leva a pleno cumprimento a
sua vocação de ser o amor no Coração da Igreja (cf. Ms B, 3v).
Teresa morreu na noite de 30 de setembro de 1897, dizendo as palavras simples: "Meu Deus, eu te amo!", olhando para o crucifixo, que apertava com as mãos. Estas últimas palavras da santa são a chave de todos os seus ensinamentos, da sua interpretação do Evangelho. O ato de amor, expresso em seu último suspiro, era como a respiração contínua da sua alma, como o bater do seu coração. As simples palavras "Jesus, eu te amo" são o centro de todos os seus escritos. O ato de amor a Jesus a introduz na Santíssima Trindade. Ela escreveu: "Ah, tu sabes, divino Jesus, eu te amo,/ o espírito de Amor inflama-me com seu fogo /e, amando-te, eu atraio o Pai" (P 17/2).
Teresa morreu na noite de 30 de setembro de 1897, dizendo as palavras simples: "Meu Deus, eu te amo!", olhando para o crucifixo, que apertava com as mãos. Estas últimas palavras da santa são a chave de todos os seus ensinamentos, da sua interpretação do Evangelho. O ato de amor, expresso em seu último suspiro, era como a respiração contínua da sua alma, como o bater do seu coração. As simples palavras "Jesus, eu te amo" são o centro de todos os seus escritos. O ato de amor a Jesus a introduz na Santíssima Trindade. Ela escreveu: "Ah, tu sabes, divino Jesus, eu te amo,/ o espírito de Amor inflama-me com seu fogo /e, amando-te, eu atraio o Pai" (P 17/2).
Queridos amigos, também nós, com
Santa Teresinha do Menino Jesus, podemos repetir cada dia ao Senhor,
que queremos viver de amor a Ele e aos outros, aprender na escola do
santos a amar de maneira autêntica e total. Teresa é um dos "pequenos"
do Evangelho, que são guiados por Deus nas profundezas do seu mistério.
Uma guia para todos, especialmente para os que, no povo de Deus,
desenvolvem o ministério de teólogos. Com a humildade e a fé, caridade e
esperança, Teresa entra continuamente no coração das Sagradas
Escrituras, que contêm o mistério de Cristo. E essa leitura da Bíblia,
alimentada pela ciência do amor, não se opõe à ciência acadêmica. A
ciência dos santos, de fato, da qual ela fala na última página de
"História de uma alma", é a ciência mais alta: "Todos os santos a
entenderam; em particular, talvez, aqueles que encheram o universo com a
irradiação do ensinamento do Evangelho. Não será, talvez, por meio da
oração, que os santos Paulo, Agostinho, João da Cruz, Tomás de Aquino,
Francisco, Domingos e muitos outros ilustres amigos de Deus obtiveram
essa ciência divina que encanta os maiores gênios?" (Ms C, 36r).
Inseparável do Evangelho, a Eucaristia é, para Teresa, o sacramento do
Amor Divino que desce até o extremo para elevar-nos até Ele. Em sua
última carta, a santa escreveu estas simples palavras sobre a imagem que
representa o Jesus Menino na Hóstia consagrada: "Não posso temer um
Deus que por mim tornou-se tão pequeno! (...) Eu o amo! De fato, Ele é
só Amor e Misericórdia!" (LT 266).
No Evangelho, Teresa descobre
sobretudo a misericórdia de Jesus, a ponto de dizer: "Ele me deu sua
misericórdia infinita; através dela contemplo e adoro a demais
perfeições divinas! (...) E então todas me parecem radiantes de amor; a
própria justiça (e talvez mais do que qualquer outra), parece-me
revestida de amor" (Ms A, 84r). Assim se expressa também nas últimas
linhas da "História de uma alma": "Basta folhear o Santo Evangelho e
imediatamente respiro o perfume da vida de Jesus e sei para onde
correr... Não é ao primeiro lugar, mas ao último que me dirijo... Sim,
eu o sinto; inclusive se tivesse sobre a consciência todos os pecados
que se podem cometer, iria com o coração partido de arrependimento
lançar-me nos braços de Jesus, porque sei o quanto Ele ama o filho
pródigo que retorna a Ele" (Ms C, 36v-37r). "Confiança e amor" são,
portanto, o ponto final do relato da sua vida, duas palavras que, como
faróis, iluminaram todo o seu caminho de santidade, para poder guiar no
seu próprio "pequeno caminho de confiança e amor", da infância
espiritual (cf. Ms C, 2v-3r; LT 226). Confiança como a da criança que se
abandona nas mãos de Deus, inseparável pelo compromisso forte, radical
do verdadeiro amor, que é o dom total de si mesmo, para sempre, como diz
a santa, contemplando Maria: "Amar é dar tudo, é dar a si mesmo" (P
54/22). Assim, Teresa indica a todos nós que a vida cristã consiste em
viver em plenitude a graça do Batismo, no dom total de si ao amor do
Pai, para viver como Cristo, no fogo do Espírito Santo, o seu próprio
amor aos outros."
[No final da audiência, o Papa cumprimentou os peregrinos em vários idiomas. Em português, disse:]
Queridos irmãos e irmãs:
"Padroeira
das missões e doutora da Igreja, Santa Teresa de Lisieux, apesar da sua
vida breve, que terminou em 1897, tornou-se uma das santas mais
conhecidas e amadas. Um ano após a sua morte, foi publicada a sua obra
autobiográfica, "História de uma alma". Trata-se de uma maravilhosa
história de amor que encheu toda a vida Teresa; este amor tem um rosto e
um Nome: é Jesus. Recebida a autorização papal, pôde, aos dezesseis
anos, entrar no Carmelo de Lisieux, assumindo o nome de Teresa do Menino
Jesus e da Sagrada Face. Era movida pelo desejo de salvar almas e rezar
pelos sacerdotes. Um ano antes da sua morte, iniciou a sua paixão
pessoal que viveu em profunda união com a Paixão de Cristo. Tratou-se de
uma paixão do corpo, com a doença que acabaria por levá-la à morte,
mas, sobretudo, tratou-se de uma paixão na alma com uma dolorosa prova
da fé, a qual ofereceu pela salvação de todos os ateus do mundo. Neste
contexto de sofrimento, vivendo o maior amor nas pequenas coisas da vida
diária, Teresa realizou a sua vocação de ser o Amor no coração da
Igreja. De fato, as palavras "Jesus, eu Vos amo" estão no centro de
todos os seus escritos, nos quais ressalta o "pequeno caminho de
confiança e amor" que ela percorreu e procurou inculcar aos demais.
Queridos peregrinos lusófonos, a
todos saúdo e dou as boas-vindas, particularmente, aos portugueses
vindos de Espinho e aos brasileiros de Divinópolis. Possa essa
peregrinação reforçar o vosso zelo apostólico para fazerdes crescer o
amor a Jesus Cristo na própria casa e na sociedade! Que Deus vos
abençoe!"
[Tradução: Aline Banchieri.
© Libreria Editrice Vaticana]
de 06 de abril de 2011 ( Rádio Vaticana)
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