São José - Protetor da Ordem do Carmo - 19 de Março de 2012

Ave, São José, vós que fostes pleno da graça divina, que tivestes o Salvador a repousar em vossos braços e a crescer sob os vossos olhos. Sois bendito entre todos os homens e bendito é Jesus, o Divino Filho de vossa virginal esposa.


A Terna Devoção de Santa Teresa de Jesus para com São José 

"Eu queria persuadir todos a serem devotos desse glorioso Santo, pela minha grande experiência de quantos bens ele alcança de Deus. Não conheço nenhuma pessoa que realmente lhe seja devota e a ele se dedique particularmente, que não tenha progredido na virtude, porque ele muito ajuda as almas que a ele se encomendam.


Só peço, pelo amor de Deus, que quem não me crê o experimente, vendo por experiência o grande bem que é encomendar-se a esse glorioso patriarca e ter-lhe devoção. Não sei como se pode pensar na Rainha dos Anjos, no tempo que tanta angústia passou com o Menino Jesus, sem se dar graças a São José pela ajuda que lhes pretou. Quem não encontrar mestre que ensine a rezar, tome por mestre esse glorioso Santo, e não errará no caminho."
 
É grande a devoção ao Pai adotivo de Jesus no Carmelo. Santa Teresa sempre recomendou a suas monjas que recorressem a São José, em todas as situações.

"Assim, tomei por advogado e senhor o glorioso São José, encomendando-me muito a ele. Vi com clareza que esse pai e senhor meu me salvou, fazendo mais do que eu podia pedir, tanto dessa necessidade como de outras maiores, referentes à honra e à perda da alma. Não me lembro até hoje de ter-lhe suplicado algo que ele não tenha feito. Espantam-me muito os grandes favores que Deus me concedeu através desse bem-aventurado Santo, e os perigos, tanto do corpo como da alma, de que me livrou. Se a outros Santos o Senhor parece ter concedido a graça de socorrer em uma determinada necessidade, a esse Santo glorioso, a minha experiência mostra que Deus permite socorrer em todas, querendo dar a entender, que São José, por ter-Lhe sido submisso na terra, na qualidade de pai adotivo, tem no céu todos os seus pedidos atendidos.
 
 
Reflexão 
 
A coragem do amor, eis a profecia de José. Por esta coragem Deus terá um Filho entre nós. Na narração de Mateus o anjo fala três vezes e uma quarta vez disse no sonho a José: “Não temas de tomar contigo Maria, tua esposa”. A nós, que queremos saber tudo e logo, e ver muito longe, também o último horizonte, esta profecia, futuro próximo, vem nos dizer que a Palavra de Deus tem tanta luz quanto serve para dar o primeiro passo, tanta força quanto basta para nos colocar a caminho.

Viva São José!
 
Fonte : Ordem do Carmo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A História de Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá - Padroeira da Colombia

Meditação para Quaresma V - A Sagrada Face do Senhor