Festa da Divina Misericórdia - 01 de Maio de 2011

  
Festa da Divina Misericórdia - Segundo Domingo da Páscoa
'A humanidade não conseguirá a paz enquanto não se dirigir com confiança à Minha Misericórdia'

Impressionante para os dias de hoje, a mensagem de Nosso Senhor a Santa Faustina Kowalska
Santa Faustina Kowalska


A Festa da Divina Misericórdia tem como fim principal fazer chegar aos corações de cada pessoa a seguinte mensagem: Deus é misericordioso e nos ama a todos... 'e quanto maior é o pecador, tanto maior o direito que tem à minha Misericórdia'(Diário, 723). Nesta mensagem, que Nosso Senhor nos fez chegar por Santa Faustina, nos pede que tenhamos plena confiança na Misericórdia de Deus, e que sejamos sempre misericordiosos com o próximo por meio de nossas palavras, ações e orações... 'porque a fé sem obras, por mais forte que seja, é inútil' (Diário, 742).

A Essência da Devoção

1. Devemos confiar na Misericórdia do Senhor Jesus, por meio de Santa Faustina nos diz: 'Desejo conceder graças inimagináveis às almas que confiam em minha misericórdia. Que se aproximem deste mar de misericórdia com grande confiança. Os pecadores obterão a justificação e os justos serão fortalecidos no bem . Quem depositar sua confiança em minha Misericórdia, encherei sua alma com minha paz divina'.

2. A confiança é a essência, a alma desta devoção e a condição para receber essas graças.'As graças de minha misericórdia se tomam com um só recipiente, que é a confiança'. Quanto mais uma alma confia, tanto mais receberá. 'As almas que confiam sem limite são meu grande consolo e sobre elas derramou todos os tesouros de minha graça. Alegro-me que me peçam muito porque meu desejo é dar muito, muitíssimo. A alma que confia em minha misericórdia é a mais feliz, porque eu mesmo cuido dela. Nenhuma alma que tenha invocado minha misericórdia ficou decepcionada, nem ficou confusa. Compraz-me particularmente a alma que confia em minha bondade'.


3. A misericórdia define nossa atitude diante de cada pessoa. 'Exijo de ti obras de misericórdia que devem surgir do amor por mim. Deves mostrar misericórdia sempre e em toda parte. Não podes deixar de faze-lo, nem desculpar-te, nem justificar-te. Dou-te três formas de exercer a misericórdia: a primeira é a ação; a segunda a palavra; e a terceira, a oração. Nestas três formar se encerra a plenitude da misericórdia e é um testemunho indefectível do amor a Mim. Deste modo a alma louva e adora minha misericórdia'.

4. A atitude do amor ativo com relação ao próximo é outra condição para receber graças. 'Se a alma não pratica a misericórdia de alguma maneira, não conseguirá minha misericórdia no dia do juízo. Ó, se as almas soubessem acumular os tesouros eternos, não seriam julgadas, porque a misericórdia anteciparia meu juízo'.

5. O Senhor deseja que seus devotos façam pelo menos uma obra de misericórdia por dia. 'Deves saber, minha filha que meu coração é a própria misericórdia. Deste mar de misericórdia as graças se derramam para todo o mundo. Desejo que teu coração seja a sede de minha misericórdia. Desejo que essa misericórdia se derrame sobre todo o mundo através de teu coração. Quem quer que se aproxime de ti, não pode ir-se sem confiar em minha misericórdia, que tanto desejo para as almas'.

A Santa sé decreta o dia da Divina Misericórdia

Uma proposta de Santa Faustina Kowalska

A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, publicou a 23 de maio de 2000, um decreto em que estabelece, por indicação de João Paulo II, a festa da Divina Misericórdia, que será sempre celebrada no 'Segundo Domingo da Páscoa, ou da Divina Misericórdia' .

O Papa já tinha anunciado durante a canonização de Santa Faustina Kowalska: 'Em todo o mundo, o segundo domingo da Páscoa receberá o nome de domingo da Divina Misericórdia. Um convite perene para o mundo cristão enfrentar, com confiança na benevolência divina, as dificuldades e as provas que esperam o gênero humano nos anos que virão'.

O papa João Paulo II escreveu sobre o assunto uma de suas Encíclicas: 'Dives in misericordia'

Os apóstolos da Divina Misericordia estão integrados por sacerdotes, religiosos e leigos, unidos pelo compromisso de viver a misericórdia com relação aos irmãos, tornar conhecido o mistério da divina misericórdia, e invocar a misericórdia de Deus para os pecadores. Esta família espiritual, aprovada em 1996 pela Arquidiocese de Cracóvia, está hoje presente em 29 países do mundo

Aspecto atual da capela em Ostra Brama (Ausros Vartai)
Sanuário de Nossa Sra da Misericórdia - Vilna (Vilnius, Lituânia)
(veja Icone Nossa Senhora)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A História de Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá - Padroeira da Colombia

Meditação para Quaresma V - A Sagrada Face do Senhor