16 de Maio de 2010 - São Simão Stock - O que recebeu o escapulário das Mãos de N. Senhora

"Foi na madrugada de 16 de julho de 1251, que o sagrado escapulário desceu do céu, nas mãos de Nossa Senhora do Monte Carmelo. O velho e piedoso monge, viera desde longos dias repetindo sem cessar esta súplica: “




Era ele Simão Stock, o superior geral de toda a ordem dos eremitas do Monte Carmelo, conhecidos por “Irmãos da Ssma. Virgem”. Mais do que os homens, sabia o antigo inimigo dos filhos de Deus, que aquela ordem era profundamente consagrada a Maria e que para a glória dela existia no mundo. A fim de conseguir exterminá-la os seus inimigos recorreram a todos os ardis de que era capaz sua natureza humana. No oriente, para os conventos carmelitas de modo especial fez convergir a perseguição e o ódio dos sarracenos. Cantando a salve Regina, centenas de carmelitas desapareceram nas chamas das fogueiras. No ocidente, recém-chegados e pouco conhecidos, contra eles concitou as paixões e a inveja dos homens de influência desde os sábios até as altas dignidades da Igreja. Em 1251 está em jogo a subsistência e continuidade da ordem.



Os homens ameaçam eliminá-la da face da terra. São Simão Stock volta-se confiante para a virgem cuja assistência e socorro jamais se fizera esperar longamente no carmelo. Lembra-lhe que a ele pertence a humilde família perseguida; que nela e só nela estão todas as esperanças, que ela os distinga aos olhos dos homens com um sinal sensível, eficaz e perene e que lhês dê um privilégio capaz de salvá-los de toda a ruína.Alegre e formosa, seguida de anjos luminosos ela apareceu. E, dando-lhe o escapulário disse:




São Simão Stock pedira-lhe um sinal libertador dos perigos temporais suscitados pela malícia dos homens. Ela, a mãe do belo amor, fez-lhe um sinal que destróe para os seus filhos o fogo do inferno, quebrando todas as esperanças de lúcifer: “ Quem morrer com o escapulário não se condenará.”


Das mãos dos Carmelitas, o Escapulário passou rapidamente para os fiéis. Todos desejavam, todos queriam assegurar a sua vida nas mãos maternais de Nossa Senhora. O Escapulário tornou-se a companhia de seguros de vida eterna.


O Escapulário portanto significa: a) sinal de salvação. “Quem com ele morrer não se condenará.”; b) incolumidades nos perigos temporais; c) consagração total a Maria; d) participação da vida espiritual da Ordem Carmelitana.


Um século depois, aparecendo ao Papa João XXII, Nossa Senhora promete livrar do purgatório, no primeiro sábado depois da morte, a todos os carmelitas, ou seja, a todos que portarem o seu Escapulário em vida, e que observarem com diligência a castidade exigida por sua condição social e tiver rezado o ofício parvo.


Sete séculos depois, em pleno século XX, quis Nossa Senhora confirmar a sua aparição a São Simão Stock, mostrando-se vestida com o HÁBITO CARMELITANO na última aparição de Fátima, Portugal, no dia l3 de outubro de 1917."


 

Vida completa de São Simão Stock : http://flordocarmelo-santos.blogspot.com/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A História de Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá - Padroeira da Colombia

Meditação para Quaresma V - A Sagrada Face do Senhor