Segunda Feira de Carnaval - Rezemos pela Benditas Almas do Purgatório

Primeira semana da Quaresma
Segunda-feira, dia de orações pelas Almas do Purgatório

“Não nos trateis, Senhor, segundo os nossos pecados, nem nos castigueis segundo o número de nossas maldades.” (Sl 102,10)


Por quê o Purgatório?

Os que morrem na graça e na amizade de Deus, mas não estão completamente purificados, embora tenham garantida a sua salvação eterna, passam, após sua morte, por uma purificação, a fim de obterem a santidade necessária para entrarem na alegria do Céu. (Catecismo da Igreja Católica, nº 1030)

De que vale rezar pelas almas?

“Encorajo os católicos a rezarem, com fervor, pelos mortos, pelos membros de suas famílias e por todos os irmãos e irmãs falecidos,para que possam obter a remissão das penas devidas a seus pecados e possam ouvir o chamado do Senhor: «Vem, ó minha pobre alma, para o repouso eterno...».
Eu asseguro aos fiéis que rezarem pelos mortos, pela intercessão de Nossa Senhora, que cordialmente prometo-lhes minha Bênção Apostólica, prazerosamente estendo-a... a todos que rezarem pelas intenções das almas do Purgatório, que tomarem parte na Eucaristia e que oferecerem sacrifícios pelos mortos.” (Papa João Paulo II, 13/09/98)

A oração pelos falecidos é uma obra de misericórdia: pedimos a Deus pelas almas dos que já se foram, que já não podem mais obter méritos por si mesmos.

Aqui, nesta terra, temos o tempo para realizar as boas obras que Deus coloca em nosso caminho para fazermos. É nesta terra que trabalhamos para conquistar a eternidade junto a Deus. Essa realidade é esquecida tão facilmente! Que será de nós diante de Deus, se nos esquecemos dEle a vida inteira?


“No último momento de nossa vida veremos tudo o que pensamos, dissemos e fizemos e o que deveríamos ter pensado, dito e feito, se tivéssemos aproveitado a graça divina... Veremos que efeitos nossas palavras e obras tiveram nos outros. Também nossas boas obras serão severamente julgadas quanto à boa intenção.” (São Clemente M. Hofbauer)


Sacrifiquemos hoje, pelas almas, um momento de frivolidade de nosso dia-a-dia: em vez de vermos aquele programa de TV, antes de abrir a boca para um comentário maldoso, quando alguém nos irritar neste dia, elevemos nosso pensamento a Deus, lembrando-nos de que é Ele nosso início e nosso fim – e rezemos: “Jesus, Maria, eu Vos amo, salvai almas, e ajudai-me a viver para Deus.”

Rezemos o Terço do Amor, pelas Almas do Purgatório.

Para visitar: Santuário das Almas, de São Paulo.


Oração pelas Almas do purgatório

Deus onipotente, Pai de bondade e de misericórdia, tende piedade das benditas almas do purgatório e ajudai a meus queridos pais e antepassados.

Jesus meu, misericórdia! Ajudai a meus irmãos e parentes.

Jesus meu, misericórdia! Ajudai a todos meus benfeitores espirituais e temporais.

Jesus meu, misericórdia! Ajudai aos que tem sido meus amigos e empregados.

Jesus meu, misericórdia! Ajudai a quantos devo amor e orar.

Jesus meu, misericórdia! Ajudai a quantos tive prejudicado e ferido.

Jesus meu, misericórdia! Ajudai aos que tiveram faltado contra mim.

Jesus meu, misericórdia! Ajudai aqueles a quem professais predileção.

Jesus meu, misericórdia! Ajudai aos que estão mais próximos a união convosco.

Jesus meu, misericórdia! Ajudai aos que vos desejam mais ardentemente.

Jesus meu, misericórdia! Ajudai aos que sofrem mais.

Jesus meu, misericórdia! Ajudai aos que estão mais longe de sua liberação.

Jesus meu, misericórdia! Ajudai aos que menos auxílios recebem.

Jesus meu, misericórdia! Ajudai aos que mais méritos tem pela Igreja.

Jesus meu, misericórdia! Ajudai aos que foram ricos aqui, e ali são os mais pobres.

Jesus meu, misericórdia! Ajudai aos poderosos, que agora são como servos.

Jesus meu, misericórdia! Ajudai aos cegos que agora reconhecem sua cegueira.

Jesus meu, misericórdia! Ajudai aos vaidosos que desperdiçaram seu tempo.

Jesus meu, misericórdia! Ajudai aos pobres que não buscaram as riquezas divinas.

Jesus meu, misericórdia! Ajudai aos tíbios que muito pouca oração tem feito.

Jesus meu, misericórdia! Ajudai aos presunços que tem descuidado de tantas obras boas.

Jesus meu, misericórdia! Ajudai aos de pouca fé que descuidaram dos Santos Sacramentos.

Jesus meu, misericórdia! Ajudai aos reincidentes que apenas por um milagre da graça se tem salvado.

Jesus meu, misericórdia! Ajudai aos pais que não vigiaram bem a seus filhos.

Jesus meu, misericórdia! Ajudai aos superiores pouco atentos a salvação de seus súditos.

Jesus meu, misericórdia! Ajudai aos pobres homens, que quase apenas se preocuparam do dinheiro e do prazer.

Jesus meu, misericórdia! Ajudai aos de espírito mundano que não aproveitaram suas riquezas ou talentos para o céu.

Jesus meu, misericórdia! Ajudai aos néscios, que viram morrer a tantos não se lembrando de sua própria morte.

Jesus meu, misericórdia! Ajudai aos que não dispuseram a tempo de sua casa, estando completamente desprevenidos para a viagem mais importante.

Jesus meu, misericórdia! Ajudai aos que julgais mais severamente, quanto mais lhes foi confiado.

Jesus meu, misericórdia! Ajudai aos pontífices, reis e príncipes.

Jesus meu, misericórdia! Ajudai aos bispos e seus conselheiros.

Jesus meu, misericórdia! Ajudai a meus mestres e pastores de almas.

Jesus meu, misericórdia! Ajudai aos finados sacerdotes desta diocese.

Jesus meu, misericórdia! Ajudai aos sacerdotes e religiosos da Igreja católica.

Jesus meu, misericórdia! Ajudai aos defensores da santa fé.

Jesus meu, misericórdia! Ajudai aos caídos nos campos de batalha.

Jesus meu, misericórdia! Ajudai aos sepultados nos mares.

Jesus meu, misericórdia! Ajudai aos mortos repentinamente.

Jesus meu, misericórdia! Ajudai aos falecidos sem receber os Santos Sacramentos.

Jesus meu, misericórdia! Dai-lhes, Senhor, a todas as almas o descanso eterno.

Jesus meu, misericórdia! E fazei brilhar sobre elas vossa eterna luz.

Jesus meu, misericórdia! Que em paz descansem.

Jesus meu, misericórdia! Amém.

Oração pelas Almas - Fátima
Ó, Meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem. Amém

Oração pelas Almas - Santo Sudário
Senhor Deus, que nos deixastes os sinais de vossa Paixão Santíssima no Sábado Santo, no qual foi envolto vosso Corpo Santíssimo, quando por José foste baixado da cruz: Concedei-nos, oh! piedosíssimo Senhor! que por vossa morte e sepultura santa, e pelas dores e angústias de vossa Santíssima Mãe Maria Senhora nossa, sejam levadas as almas do Purgatório à glória de vossa Ressurreição, onde vives e reinas com Deus Pai, em unidade com o Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.

Oração pelos Agonizantes
Misericordiosíssimo Jesus, que ardeis em amor das almas, peço-vos pela agonia do vosso Sacratíssimo Coração e pelas dores da vossa Mãe Imaculada, que purifiqueis no vosso Sangue todos os pecadores que estão agora em agonia e hoje mesmo hão de morrer. Amém.

Oração às Almas
Almas Benditas do Senhor, vós que estais na intimidade de Deus nosso Pai e ansiosas aguardais a hora abençoada em que as portas do céu se abram para vós, ouvi a nossa súplica.

Vós, que no convívio com os homens experimentastes as angústias e as aflições desta terra e hoje estais na expectativa de gozar da mais plena felicidade da vossa união com Deus, pedi ao Pai alívio para os nossos sofrimentos e coragem para prosseguirmos em nossa caminhada para a casa do Pai.

Vós, que nesta vida colocastes vossa mão trêmula e fraca na mão forte e segura de Jesus Cristo, que caminhastes lado a lado com Ele através dos anos da vida terrestre e que hoje estais na feliz companhia do Nosso Salvador junto ao Pai, fazei que o Coração de Jesus infunda confiança e paz em nosso coração e ilumine nosso espírito com sua divina sabedoria para que possamos caminhar tranquilos nas estradas tortuosas desta vida até juntarmo-nos a Vós no banquete celeste com a Virgem Maria e com todos os Santos. Amém.

Almas santas e benditas, rogai a Deus por nós, que rogaremos a Deus por vós; alcançai para nós os favores que vos suplicamos . e que Deus vos dê repouso e luz eterna. Amém.

De Profundis- Salmo 129
Das profundezas clamo a ti Senhor: escuta o meu apelo.

Senhor, tornem atentos teus ouvidos à voz da minha súplica!Se lembrares, Senhor, nossos pecados, quem suportará?Mas junto de ti encontra-se o perdão, para que te sirvamos. Espero em ti, Senhor, e minha alma tua palavra espera.

Mais confiante que os vigias pela aurora, ela espera o Senhor.Que Israel, mais que os vigias pela aurora, pelo Senhor espere!Pois junto do Senhor se encontra a graça, copiosa redenção.

E ele próprio Israel resgatará de todos os pecados.Almas benditas! Nós temos rogado por vós que sois tão amadas de Deus e estais seguras de que não poderão mais perde-Lo: Rogai por nós miseráveis que estamos em perigo de nos condenarmos para sempre.

Doce Jesus, dai o descanso eterno as benditas almas do Purgatório
!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A História de Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá - Padroeira da Colombia

Meditação para Quaresma V - A Sagrada Face do Senhor