12 de Maio 2013 - Ascenção do Senhor


A Liturgia põe, mais uma vez, diante dos nossos olhos, o último dos mistérios da vida de Jesus Cristo entre os homens: a sua Ascensão aos Céus.

 
Sempre me pareceu lógico - e me encheu de alegria - que a Santíssima Humanidade de Jesus Cristo subisse à glória do Pai, mas penso também que esta tristeza, própria do dia da Ascensão, é uma prova do amor que sentimos por Jesus, Senhor Nosso. Ele, sendo perfeito Deus, fez-Se homem, perfeito homem, carne da nossa carne e sangue do nosso sangue, mas separou-Se de nós para ir para o Céu. Como não havemos de sentir a sua falta?

A festa da Ascensão do Senhor sugere-nos também outra realidade: o Cristo que nos anima a esta tarefa no mundo espera-nos no Céu. Por outras palavras: a vida na terra, que amamos, não é a definitiva: porque não temos aqui cidade permanente, mas andamos em busca da futura cidade imutável.

Pedro e os restantes voltam para Jerusalém, - cum gaudio magno - com grande alegria (Lc XXIV, 52). - É justo que a Santa Humanidade de Cristo receba a homenagem, a aclamação e a adoração de todas as hierarquias dos Anjos e de todas as legiões dos bem-aventurados da Glória. Mas tu e eu sentimo-nos órfãos; estamos tristes e vamos consolar-nos com Maria.

Pensemos agora nos dias que se seguiram à Ascensão, à espera do Pentecostes. Os discípulos cheios de fé pelo triunfo de Cristo ressuscitado (e ansiosos pelo Espírito Santo prometido), querem sentir-se unidos, e encontramo-los cum Maria Matre Iesu, com Maria, Mãe de Jesus. A oração dos discípulos acompanha a oração de Maria: era a oração de uma família unida.

A partir da vida de oração podemos compreender um outro tema que nos propõe a festa de hoje: o apostolado, pôr em prática os ensinamentos de Jesus, transmitidos aos seus pouco antes de subir aos céus: servir-me-eis de testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia, na Samaria e até às extremidades da terra.

Jesus subiu aos céus, dizíamos. Mas o cristão pode, na oração e na Eucaristia, conviver com Ele nos mesmos moldes dos primeiros doze, abrasar-se no seu zelo apostólico, para com Ele fazer um serviço de corredenção, que é semear a paz e a alegria. Servir, pois o apostolado não é outra coisa. Se contarmos exclusivamente com as nossas próprias forças, nada conseguiremos no terreno sobrenatural; sendo instrumentos de Deus, conseguiremos tudo: tudo posso n'Aquele que me conforta. Deus, pela, sua infinita bondade, dispôs-Se a utilizar estes instrumentos ineptos. Daí que o Apóstolo não tenha outro fim senão deixar agir o Senhor, mostrar-se inteiramente disponível, para que Deus realize - através das suas criaturas, através da alma escolhida - a sua obra salvadora.


São José Maria Escrivá
Cristo que Passa,117, 119,120, 126,141 




O Flos Carmeli deseja a todas as Mães
As Bênçãos Copiosas da Mãe Celestial
A Mãe das Mães !

Prece a Maria Santíssima pelas Mães

Mãe de Jesus,
Mãe da minha mãe e das mães de todo o mundo,
Protege aquelas que a ti se assemelham pela maternidade,
Sustenta aquelas que em ti se espelham na hora da luta,
Consola aquelas que a ti se unem pela dor.

Ensina às mães a paciência das longas esperas,
Explica a elas os mistérios da vida gerada.
Confidencia-lhes as alegrias que só as mães entendem,
E as angústias que só elas sofrem.

Senta-te com elas à mesa de tua casa em Nazaré,
E conversem sobre seus filhos.
Falem de seus sonhos, de suas preocupações,
Rezem juntas, meditem a Palavra.

Consola as mães na hora da separação,
Lembra-te do dia em que Jesus partiu para o mundo,
Deixando-te muda de saudades.

E diga a todas as mães, Mãe de cristo Jesus,
O amor e a gratidão de seus filhos,
Que nem sempre sabem falar,
Porque, afinal, são sempre crianças.

Deus abençoe você e, em especial, todas as mães!

Padre Reginaldo Manzotti

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A História de Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá - Padroeira da Colombia

Meditação para Quaresma V - A Sagrada Face do Senhor