Novena do Carmo - Origem da Devoção à Nossa Sra. do Monte Carmelo



"A Ordem dos Carmelitas tem por propósito especial o culto da Mãe de Deus, Maria Santíssima, e pretende ter origem nos tempos do profeta Elias. Está fora de dúvida que o paganismo anti-cristão não estava sem conhecimento das promessas messiânicas. A Mãe do Salvador vêmo-la preconizada pelas Sibilas, simbolizada pelas imagens de Isis e venerada nos mistérios pagãos. Suposto isto,causaria estranheza, se o povo de Deus, possuidor das profecias mais claras e especializadas sobre a Mãe-Virgem, a vencedora da serpente, não tivesse tido palavra, instituição nenhuma, que dissesse respeito à Mãe do Salvador. Não é a intenção de querer alegar os argumentos pró e contra desta piedosa opinião ou digamos mesmo, convicção dos religiosos Carmelitas.


De fato, na Ordem Carmelitana é guardada a tradição, segundo a qual o profeta Elias, vendo aquela nuvenzinha, que se levantava no mar, bem como a pegada de homem, teria nela reconhecido o símbolo, a figura da futura Mãe do Salvador. Diz mais a tradição, que os discípulos de Elias, em lembrança daquela visão do mestre, teriam fundado uma Congregação, com sede no Monte Carmelita, com o fim declarado de prestar homenagens à Mãe do Mestre. Essa Congregação ter-se-ia conservado até os dias de Jesus Cristo e existido com o Título Servas de Maria. 


Santa Teresa, a grande Santa da Ordem Carmelitana, reconhece no profeta Elias o fundador da Ordem. As visões da bem-aventurada Ana Catarina Emerich sobre a vida de Maria Santíssima, ocupam-se minuciosamente da Congregação dos Servos de Maria, no Antigo testamento. 


Segundo uma piedosa tradição, autorizada pela liturgia, no dia de Pentecostes, um grupo de homens, devotos dos santos profetas Elias e Eliseu, preparado por São João Batista para o Advento do Salvador, abraçaram o cristianismo e erigiram no Monte Carmelo um santuário à Santíssima Virgem, naquele mesmo lugar, onde Elias vira aparecer aquela nuvenzinha, anunciadora da fecundidade da Mãe de Deus. Adotaram eles o nome de Irmãos da Bem-Aventurada Maria do “Monte Carmelo”. 

 
Novena em honra de Nossa Senhora do Monte Carmelo

Oração preparatória 

Oh! Deus eterno, Padre, Filho e Espírito Santo! Prostrado em vossa adorável presença imploro misericórdia pelos méritos de vossa Filha predileta, Mãe soberana e Esposa santíssima, a excelsa Virgem Maria do Monte Carmelo, maternal protetora de todos os necessitados na vida, na morte e no purgatória. Ouvi-me, Senhor, nesta novena que a Ela consagro, e concedei-me o viver e morrer em vossa graça, para vos contemplar e bendizer eternamente na sua gloriosa companhia, Amém.

Oração a Nossa Senhora para todos os dias 
 
Rainha excelsa e Mãe terna do Carmelo, refúgio de todos os mortais! Aqui tendes aos vossos pés um pobre alma que em vós confia. olhai-me graciosa, escutai-me benigna e outorgai-me o favor que nesta novena venho pedir-vos. Se acaso não me convier esta súplica, espero que vossa bondade acolherá minha intenção e me dará alguma outra graça mais vantajosa e assim minha confiança em vós será por vós coroada. Com o espírito cheio de fé e esperança em vossa proteção vos saúdo e invoco com a Santa Igreja, dizendo uma SALVE RAINHA. 

Segundo dia 
 
Virgem do Carmo, Maria Santíssima! Através dos tempos viveu constantemente nos sucessores de Elias, moradores do Carmelo, chamados Filhos dos Profetas, uma fervorosa fé em vossa futura Imaculada Maternidade Divina. Fazei que também reine em nossas famílias uma arraigada devoção para convosco, que seja fonte perene de felicidade para todos os lares; e agora consegui-me o obséquio particular que nesta Novena vos peço (declara-se o favor desejado) e para mais grangear vossa benevolência, repito devotamente as palavras do Arcanjo; (3 Ave-Marias). 


 Seja por todos bendita a Mãe de Deus, Santa Virgem do Carmelo! Sejamos por Ela abençoados na terra e no Céu! Amém.

extraído de 
http://www.exsurge.com.br


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A História de Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá - Padroeira da Colombia

Meditação para Quaresma V - A Sagrada Face do Senhor