28 de Novembro de 2010 - Abertura do Ano Liturgico


 "O Santo Padre Bento XVI celebrou na tarde de ontem, sábado, na Basílica de São Pedro, as Primeiras Vésperas do I Domingo do Advento. As vésperas foram inseridas no âmbito da vigília pela vida do nascituro, na perspectiva do Tempo de Advento e do Natal que se aproxima. Várias paróquias, comunidades, movimentos e associações de todo o mundo aderiram ao convite do Papa de rezar pela vida nascente.

Em sua homilia, o Santo Padre exortou os protagonistas da política, da economia e da comunicação social a promoverem uma cultura de respeito pela vida, buscar condições favoráveis e redes de apoio ao acolhimento e desenvolvimento da vida. "A vida, uma vez concebida, deve ser protegida com o máximo cuidado" – frisou Bento XVI.

O Papa agradeceu a todas as pessoas que aderiram ao convite de celebrar uma vigília pela vida do nascituro. "O início do Ano Litúrgico nos faz viver novamente a espera do Deus que se fez homem no seio da Virgem Maria, o Deus que se fez pequeno, se tornou uma criança" disse ainda o pontífice.

Bento XVI ressaltou os problemas que afetam as crianças após o nascimento como abandono, fome, miséria, doença, abusos, violência e exploração. "As muitas violações dos direitos das crianças que se comentem no mundo ferem dolorosamente a consciência de toda pessoa de boa vontade" – frisou o Papa.

"Diante deste triste cenário de injustiças perpetradas contra a vida humana, antes e depois do nascimento, faço minhas as palavras do Papa João Paulo II em favor da responsabilidade de todos e de cada um: respeita, defende, ama e serve a vida, toda vida humana. Somente neste caminho encontrarás justiça, desenvolvimento, verdadeira liberdade, paz e felicidade" – disse Bento XVI.

A vigília pela vida do nascituro marcou também a conclusão do Congresso Internacional da Família promovido pelo Pontifício Conselho para a Família. Um encontro que abordou o tema da família como sujeito ativo na pastoral e no anúncio missionário e que contou com a participação e o testemunho de vida de muitas famílias. (MJ)"


Fonte :Pastoralis

Leia Mais 




Reflexão

"Com a vinda de Cristo tudo muda em relação ao velho testamento. Cristo abre as portas do céu que estavam fechadas. Imaginem que antes não se entrava no céu, os justos tiveram que esperar a vinda de Cristo.

Nós já nascemos cristãos. Muitas vezes não valorizamos este presente que Deus Pai nos deu. Comportamo-nos como se o nascimento de Cristo não significasse nada para nós.

Que este tempo de Advento nos ajude a tomar consciência do grande amor de Deus por nós. Ele enviou seu próprio Filho por amor a mim, a ti, por amor a cada homem.

Imaginemos um Deus humilhando-se para fazer-se homem. Difícil não é? Uma imagem mais simples pode nos ajudar. Imagine se nesse momento nos fizéssemos formigas. Que humilhante. Para Cristo deve ter sido muito mais. Um Deus Todo-Poderoso que se faz uma criança frágil e indefesa.

Despertemos para a vida com Cristo. Quem está com Cristo vive de verdade. Sem Cristo a vida é um engano. O Verbo se fez carne para nos ensinar esta verdade.

FEZ TUDO ISSO POR AMOR. POR AMOR A TI, POR AMOR A MIM, POR AMOR AOS HOMENS.

Quanta expectativa não existe quando se espera um bebê. Todos estão ansiosos. O Advento é como a espera de uma criança. Uma criança que quer entrar na sua vida."

Fonte :Pastoralis

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A História de Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá - Padroeira da Colombia

Meditação para Quaresma V - A Sagrada Face do Senhor