Meditações para o Santo Natal - 1º dia da Novena

A perícope (do grego perikopê - passagem evangélica), apresentada para esse IV Domingo do Advento, é o mesmo que a Igreja Romana manda que se leia na Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, celebrada há poucos dias. Eis a razão da repetição dos trechos evangélicos num curto espaço de tempo.


Este é o último Domingo do Advento. Depois dele, estaremos às portas do Natal. Já iniciamos, desde o 16 de dezembro, a novena preparatória, em que as Missas e os Ofícios da Liturgia das Horas antevêem a vinda do Cristo. Famosas são, nesse período, as “Antífonas do Ó”, cantadas a partir do dia 17 até o dia 23, antes do Magnificat das Vésperas. Cada dia uma frase, iniciada pela locução “ó”, antecipa o cântico próprio dessa hora canônica. Assim temos:


Ó Sabedoria,Que saístes da boca do Altíssimo, e atingis os confins de todo o universo e com força e suavidade governais o mundo inteiro!Oh! Vinde ensinar-nos o caminho da prudência!


Festa importantíssima para a Cristandade, é natural que “tenha o Natal um tempo mais ou menos longo no qual os homens se preparam para comemorá-lo dignamente. Esse tempo é o Advento, quatro semanas que precedem imediatamente a aniversário do nascimento do filho de Deus humanado.


Tradicionalmente, é o Advento tempo de mortificação e oração: mortificação que disciplina a parte inferior de nossa riqueza, de maneira a levá-la a secundar fielmente as normas de moralidade, outorgada ao homem pela Divina Bondade; oração que canaliza do Céu as graças indispensáveis para que a vontade tenha a energia de repelir os assomos desordenados de nossa parte emocional.


Toda esta preparação seria, no entanto, substancialmente falha se não focalizasse igualmente, e mesmo com maior decisão, o elemento essencial na aliança do homem com Deus: a Fé. Pois, a base do culto que prestamos a Deus é o reconhecimento de sua soberana e infinita Verdade, Verdade que acatamos sem reserva e que adoramos com a plenitude de nossa alma agradecida. Cuidemos, pois, que nossa Fé seja íntegra e genuína.” (MAYER, D. Antônio de Castro. O Advento, reflexão em 4 de dezembro de 1983)

autor : Rafael Vitola vide : Veritatis Splendor

PRIMEIRO DIA


Oração para todos os dias


Ó Jesus vivendo em Maria vinde viver em vosso servo com o espírito de vossa santidade com a plenitude de vossas forças na retidão de vossos caminhos na verdade de vossas virtudes na comunhão de vossos mistérios para dominar as forças adversas com o vosso Espírito, para a glória do Pai. Amém.


Texto Bíblico para meditação : São Marcos I,1-8


“Início do Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus. Conforme está escrito no profeta Isaías: Eis que envio o meu anjo ante a tua face, o qual preparará o teu caminho diante de ti. Voz que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. Estava João batizando no deserto e pregando o batismo de penitência para a remissão dos pecados. E ia ter com ele toda a terra da Judéia e todos os de Jerusalém, e eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados. E João andava vestido de pele de camelo e trazia uma cinta de couro em volta dos rins e comia gafanhotos e mel silvestre. E pregava dizendo: Vem após mim quem é mas forte do que eu, ao qual eu não sou digno de desatar, prostrado em terra, a correia dos sapatos. Eu tenho-vos batizado em água, ele porém vos batizará no Espírito Santo.”

Hino litúrgico
Vem do alto o Verbo do Pai no tempo eterno ao entardecer da terra vem para salvar. Do demônio o abraço queremos escapar.
E junto com os beatos a Vós sempre louvar.

Postagens mais visitadas deste blog

A História de Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá - Padroeira da Colombia

Meditação para Quaresma V - A Sagrada Face do Senhor