14 de dezembro - São João da Cruz - Doutor e Místico do Carmelo




São João da Cruz é um emblema deste tipo de homem

Vivido entre 1542 e 1591 na Espanha, sua vida é marcada, por um lado, pela dor infligida-lhe pela dura realidade externa, e por outro pela alegria da descoberta crescente de uma vasta e luminosa realidade interior.

Órfão de pai aos 3 anos, João de Yepes – seu nome civil – prova o esforço da mãe que procura corações benevolentes a garantir-lhe a sobrevivência. Na adolescência pode trabalhar e estudar.

Aos 21 anos faz-se religioso carmelita, mas sofre a angústia de não poder viver ali como queria, e sonha com a austeridade e o silêncio monástico dos cartuxos.

No ano em que se ordena sacerdote, em 1567, encontra-se com Santa Teresa, que o conquista para a sua obra de reforma entre os frades. No ano seguinte, em 1568, torna-se o primeiro carmelita descalço, assume o novo nome de João da Cruz e vive momentos de indescritível felicidade, num casebre perdido da zona rural de Ávila. A partir daqui empenha-se, até o fim da vida, em diversas tarefas entre os carmelitas descalços que vêem-se em ligeira expansão. Sua missão somente é interrompida pela perseguição dos padres da Ordem Carmelitana, que o escolhem como vítima do conflito gerado pelo crescimento dos descalços. Durante 9 meses, entre 1577 e 1578, é encarcerado no convento da cidade de Toledo. No meio de um sofrimento físico e moral somente imaginável por quem passou pela dura realidade da prisão, brotam do seu coração as mais belas poesias místicas já escritas, que revelam a experiência de um Deus que se faz prisioneiro do nosso amor.

Terminado o tempo da prisão, retoma suas atividades, até o ano de 1591, quando, em meio a uma surda perseguição dos seus próprios superiores, alegra-se por ver aproximar-se o almejado momento de poder ver rompida a tênue tela que o separava do seu divino amado.

São João da Cruz deixou-nos escritos de maravilhosa profundidade de vida espiritual. Seus escritos revelam a densidade de vida que ele mesmo viveu, e constitui doutrina insuperável, pela originalidade das considerações, a respeito do itinerário da vida cristã, desde seus primeiros passos às mais altas realizações nesta vida. A forma que envolve o conteúdo dos ensinamentos do místico doutor, é de igual modo, plena de beleza poética, pois somente a poesia é capaz de expressar sentimentos e realidades indizíveis.


Além das cartas, de pensamentos e ditos e outros escritos menores, São João da Cruz deixou-nos quatro grandes escritos que interrelacionam-se e onde desenvolve o dinamismo que toda pessoa humana é chamada a percorrer em sua relação com Deus. Tais obras são: Subida do Monte Carmelo, Noite escura, Cântico espiritual e Chama viva de Amor. As duas primeiras obras acentuam a purificação como passagem e caminho que concretiza a união, purificação que envolve atitudes que têm por protagonismo ora a pessoa que responde à graça, ora Deus mesmo que, aos passos da pessoa, toma o processo em suas mãos. As outras obras, ainda que tocando a realidade da purificação, centram sua atenção na vivacidade do amor que tudo pervade e nas consequências positivas da união com Deus, ideal último para o qual todos nós fomos criados.

O centro de tudo é sem dúvida o amor: força propulsora do processo, objeto de purificação que consiste em concentrar toda a sua força para Deus, fim e ideal do caminho. A união com Deus é união de amor com aquele que é amor. Ordenado para Deus, nosso amor recupera sua veemência, sua característica de força e movimento, afinal o amor é forte como a morte e sua medida é ser sem medida. Tão infinito como Deus é o amor, e, do mesmo modo como ele nos amou, à loucura, quando o amamos, somos levados a cometer por ele loucuras de amor. “Com ânsias de amores inflamada”, diz um trecho de uma sua poesia, é assim que a alma caminha em seu caminho com Deus e para Deus. Amando assim, este santo carmelita tornou-se, sem dúvida, um louco, louco de paixão por Deus, e nenhum de nós que dele se aproxima e por ele deixa-se guiar, pode deixar de almejar a mesma loucura, de um mesmo amor.

Sua Vida e Obras


Primeira Missa

A primeira Missa por ele celebrada foi no Convento de Sant’ana em Medina Del Campo, em setembro de 1567, na oitava da natividade de Nossa Senhora. Estavam presentes sua mãe e seu irmão mais velho, Francisco, com sua família. Um santo temor o havia levado a recusar a dignidade sacerdotal; somente a obediência às ordens de seus superiores o fez vencer os escrúpulos. A convicção de sua indignidade se fez sentir vivamente ao iniciar a celebração. Despertou-lhe o desejo ardente de ser inteiramente puro, para com as mãos imaculadas tocar o Santíssimo. Do íntimo de seu coração, formula o pedido para que Deus o preserve de ofendê-lo mortalmente.(p.25).

Visões

O crucificado lhe aparecia frequentemente em visões…em sua doutrina, João declara que as visões, locuções e revelações são de pouca importância para a vida mística. Neste particular, ele sempre chamou a atenção para o perigo da ilusão, se alguém atribuir muita importância a esses fenômenos. Tal fato consistiria num obstáculo ao caminho da união…O fato de se ter manifestado sobre as duas visões evidencia sua importância especial. Ambas foram seguidas de verdadeira fúria de perseguições e sofrimentos…A primeira aparição deu-se em Ávila, no Convento da Encarnação, para onde o chamou santa Teresa, a fim de assumir o múnus de confessor das monjas. Imerso, um dia, na contemplação dos sofrimentos na cruz, apresentou-se-lhe visivelmente o Cristo crucificado, coberto de chagas e inundado de sangue. Tão viva e real foi a aparição que o Santo voltando a si, conseguiu fixá-la num desenho a bico-de-pena.

A segunda aparição ocorreu em Segóvia e data do fim de sua vida…”Tínhamos no Convento um crucifixo. Um dia, ao deter-me diante dele, pareceu-me ser mais indicado colocá-lo na Igreja, porque desejava que fosse venerado não só pelos frades, mas também pelos traunsentes. Pus-me a realizar a minha idéia. Colocando-o na igreja, encontrei-me um dia diante dele em oração, quando ele me disse: ‘Frei João, podes fazer-me um pedido em troca do serviço que tens prestado! Respondi: ‘Senhor o que te peço são sofrimentos que teria de suportar por ti, e que eu seja desprezado e desdenhado por ti.’…E foi o que aconteceu. João não foi nomeado para cargo algum – mandaram-no para a solidão de La Peñuela. Foi aí que soube das pressões sofridas pelas carmelitas:foram submetidas a interrogatórios, a fim de se colherem acusações contra João da Cruz. Procuravam-se motivos para expulsá-lo da Ordem. Não muito depois, em virtude da última doença, João foi obrigado a deixar La Peñuela, onde não havia recursos médicos. Assim, chega a última estação de sua via-crucis – a cidade de Ubeda. Coberto de feridas e fraco, chega a esse lugar onde encontra o prior, Pe. Francisco Crisóstomo, seu feroz adversário, que se incumbiu de maltratá-lo de todos os modos. Assim, João atingiu o cume do Gólgota, satisfeitos seus desejos de tratos aviltantes.(p.28).


A defesa da fé o faz sofrer

Uma tarde, por volta do ‘Angelus’, João saiu, em Ávila, da igreja conventual onde acabara de ouvir confissões e dirigiu-se pelo caminho costumeiro à casinha que ocupava seu companheiro, Pe. Germano. Foi então que se arremeçou contra ele um homem, espancando-o de tal forma que o deixou jogado no chão – foi a vingança de um amante a quem arrebatara sua presa. Ao narrar o ocorrido, João acrescentou que nunca sentira na vida tão doce consolação: fora tratado como o próprio Cristo e experimentara a doçura da cruz.(p.29).

Torturas e sofrimentos

Na noite de 4 de dezembro de 1577, alguns carmelitas calçados, acompanhados de seus simpatizantes, entraram na residência dos dois confessores do Convento e os levaram presos. Deste momento em diante João esteve desaparecido. Santa Teresa soube que fora o prior Maldonado quem o raptara. Mas o seu paradeiro só foi conhecido nove meses tarde, após sua volta à liberdade. De olhos vendados, João foi conduzido, através dos subúrbios da cidade, ao Convento de Nossa Senhora de Toledo…Submeteram-no a interrogatórios e, como se recusasse a renunciar à Reforma, trataram-no como rebelde. Sua prisão era um cubículo de cerca de 3m de comprimento por 2m de largura, ‘no qual, embora fosse de estatura baixa, mal podia ficar em pé”, como nos relata Teresa. Na cela não havia janela ou orifício por onde entrasse o ar, exceto uma pequena fresta bem no alto da parede…de início era levado ao refeitório todas as tardes; posteriormente, três vezes por semana, enfim, somente às sexta-feiras…No refeitório, era-lhe também aplicada a disciplina. Ajoelhado, descoberto..recebia açoite de todos. Como suportasse tudo com paciência e amor, chamaram-no de covarde…Seu hábito ficava ensopado de sangue pelas flagelações, mas ele tinha de tornar a vesti-lo e usá-lo durante os nove meses de prisão. (p.31).

Noite escura

Quando afirma que nunca experimentara tanta luz e consolo sobrenaturais quanto no cárcere, temos de reconhecer que ele já havia ultrapassado as graças ligadas aos sofrimentos. Os versos da noite escura e do Cântico espiritual, compostos na prisão, testemunham a sua beatificante união com Deus. A cruz e a noite são o caminho para a luz celeste – eis a jubilosa mensagem da cruz. (p.33).

Sabedoria da Cruz

Manter sempre vivo o desejo de imitar a Cristo, vivendo conforme sua vida….renunciar a qualquer prazer que se ofereça aos sentidos e até afastá-lo de si, caso não contribua para a honra e glória de Deus.

“não queirais desejar nada além da cruz, sem qualquer consolação, porque isso é em verdade perfeito”.(p.223). São João da Cruz

“Quanto maiores e mais pesados os fardos, tanto melhor recompensa para quem os carrega”. (p.228).São João da Cruz

Um dia aconteceu que, em presença do Santo, uma irmã se pronunciou em termos desfavoráveis a um leigo que era hostil ao convento. Recebeu, então, o seguinte conselho: Nesse caso, vós e as demais deveis acolhê-lo com maior afabilidade; deste modo vos tornareis discípulas de Cristo”. E acrescentou: “É mais fácil suportar uma pequena amargura nessa ocasião, e encomendar esse homem a Deus que dobrar a amargura cedendo à vontade em tais sentimentos contra o próximo.(p.228-229).

Exemplo de Vida 

O amor aos doentes, os membros sofredores de Jesus Cristo, acompanhou-o a vida inteira…limpava-lhes os vasos e não permitia que por falta de recursos fossem removidos aos hospitais. “Repreendia com severidade quaisquer negligências nesse ponto”.(p.231).

João tudo fazia com admirável serenidade e gravidade, escreve padre Eliseu dos Mártires. Seu trato e conversa eram agradáveis, muito espirituais e proveitosos para os que o ouviam e com ele se abriam. Nisto foi ele tão singular e profícuo, que os que se aproximavam dele, homens ou mulheres, voltavam espiritualizados, devotos e afeiçoados à virtude….era perseverante na oração…(p.239)

João era coerente consigo, e mesmo quando superior, foi pela bondade delicada que conquistou os corações. Quando necessário repreendia, mas só com mansidão e amor paterno.(p.245).

No dia 22 de setembro de 1591, monta o burrico que um amigo pôs à sua disposição e dá início a última viagem de sua vida. É realmente uma jornada de sofrimentos. Sua perna enferma dói como se estivesse para ser amputada. E esta era a razão de seu sofrimento:começou por inchar-se a perna e depois se abriram sucessivamente cinco feridas purulentas, que lhe davam motivo para esta oração: “Muito vos agradeço, meu Senhor Jesus Cristo, por me concederdes numa só perna as cinco chagas que trazíeis nos pés, nas mãos e no peito. ..e não se queixava de modo algum entre as maiores dores.(p.250)

No dia 13 de setembro, perguntou qual o dia da semana: ao saber que Ra uma sexta-feira, ao correr do dia indagou por várias vezes a hora, pois esperava rezar Matinas no Céu. Nesse último dia de sua vida manteve-se ainda mais quieto e recolhido que antes.(p.254)

…E de repente, durante a recitação dos salmos, viu brilhar uma esfera luminosa entre o teto e a extremidade do leito…e no momento em que o Santo expirou, viu subitamente o leito circundado de clarão luminoso.(p.256).

Nem mesmo para com seus inimigos emprega palavras ásperas: o que eles lhe fazem, considera obra de Deus.(p.242).

Sabedoria da Fé

Durante o capítulo realizado em Lisboa, muitas pessoas, mesmo padres austeros, iam visitar uma religiosa cujos estigmas atraíam grande atenção e guardavam como relíquias pedacinhos de pano embebido no sangue dos estigmas. João não deu atenção ao caso nem visitou a religiosa. Mais tarde, em Granada, ao lhe perguntarem durante o recreio se havia visto a estigmatizada, respondeu: “Não a vi, nem desejo vê-la, pois muito me pesaria se minha Fé precisasse contemplar tais coisas para crescer um pouco…”(p.241).


Diretores espirituais falhos

Quantas vezes Deus está unindo a si a alma contemplativa por meio da união delicadíssima do conhecimento amoroso, sereno, pacífico, solitário…e chega um diretor espiritual que não sabe mais que martelar e malhar as faculdades, como ferreiro e…dirá: “Ande, deixe-se desses repousos que são ócio e perda de tempo…” Falta a essa espécie de diretores o necessário conhecimento; “apesar disso, metem suas mãos grosseiras em coisa que não entendem e não a deixam para quem entenda.(p.245).

Procure sempre inclinar-se

Não ao mais fácil, e sim ao mais difícil;

Não ao mais saboroso, e sim ao mais insípido;

Não ao mais gostoso, mas ao que dá menos gosto;

Não ao repousante, mas ao trabalhoso;

Não ao que consola, mas ao desconsolo;

Não ao mais, e sim ao menos;

Não ao mais alto e precioso, mas ao mais baixo e desprezível;

Não ao querer alguma coisa, mas ao nada querer;

Não ao andar buscando o melhor das coisas temporais, mas o pior e desejar entrar em toda..pobreza de tudo quanto há no mundo, por amor de Cristo.

(p.48-49).



Frei César Cardoso de Resende, ocd

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A História de Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá - Padroeira da Colombia

Meditação para Quaresma V - A Sagrada Face do Senhor