Natividade de Nossa Senhora

É dia do nascimento da nossa Mãe. Celebremo-lo dignamente. Haverá outro mais ilustre? Ela teve como antepassados, patriarcas, reis, profetas. Ainda mais. Ela lhes foi concedida por Deus como recompensa incomparável pela sua santa vida. Foi-nos antecipadamente figurada por misteriosos prodígios: os profetas prenunciavam-na em seus oráculos. Foi ela que se referiu de antemão a vara de Aarão, quando floresceu sem raízes; o vê-lo misteriosos de Gedeão, úmido de orvalho, no meio da terra ressequida; a porta oriental vista por Ezequiel, e que só deveria abrir-se para o Senhor. Mas é sobretudo Isaías quem a anuncia, ora como o renovo principal, que deveria brotar da raiz de Jessé, ora ainda mais claramente como a virgem que deveria gerar Emanuel ou Deus-conosco.





Já contemplastes o nascer do sol num belo dia de primavera? Antes de surgir no seu esplendor e espargir pelo universo inteiro torrentes de luz e de fogo, o astro-rei faz-se preceder pela suave aurora. Ainda há pouco estava escuro: mas um oponto do céu começa a clarear; pouco a pouco vai como se recamando de lírios e rosas



o lado que a princípio se tingia de branco está agora de um vermelho púrpura, tal se quisesse anunciar a aparição do réu da natureza.


"Jesus é o sol da justiça, da graça, da glória. Antes de apresentar-se para espargir sobre os homens torrentes de luz, de amor e de vida, faz-se preceder por uma suave aurora: Maria."


A noite fora longa. Os patriarcas, os profetas nela brilhavam como estrelas, a fim de orientar nas trevas os passos do viandante. Porém, por ocasião do nascimento de Maria, as trevas desaparecem, o céu recobre-se de cores festivas, toda a natureza se enche de júbilo: Jesus ainda não aparece, mas seus primeiros raios resplandecem em Maria como numa aurora de graça e de amor.


É uso entre crianças de boas famílias, desejar um feliz aniversário a Maria e oferecer-se um ramalhete. É hoje o nascimento de Maria, nossa Mãe e nossa Rainha. Vejamos de que maneira poderemos desejar, ou melhor, proporcionar-lhe um aniversário feliz. Vejamos qual o ramalhate que poderemos apresentar-lhe. Há no pequeno jardim da nossa alma flor ou algum fruto passível de agradar-lhe?


( Vida dos Santos, Padre Rohrbacher, Volume XVI, p. 99-100)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A História de Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá - Padroeira da Colombia

Meditação para Quaresma V - A Sagrada Face do Senhor