Festa de São José - Patrono e Protetor do Carmelo


IDE A SÃO JOSÉ, O MAIOR DOS SANTOS!

QUEM É SÃO JOSÉ?


São José é o Esposo da Virgem Maria, da qual nasceu Jesus que se chama Cristo, filho adotivo de São José (Mr. 1, 15-25; Lc. 2, 5). O Evangelho define em três palavras: “José o Justo”. Pela grande e importante missão que Deus confiou a José, podemos auferir a sua extraordinária virtude e santidade. Dir-se-ia que ele foi tão perfeito ou que possui as virtudes no mesmo grau excelso em que as possuía a Santíssima Virgem Maria.

Ele era da família de Davi. Entre seus antepassados havia Patriarcas, Reis e Príncipes. À sua família fora prometido o trono com eterna bênção. Sua glória e grandeza decorre de pertencer a família que devia dar ao mundo o Salvador. Da Haste de Jessé, e da estirpe de Davi, devia nascer o Messias prometido.


Santa Teresa de Jesus - Doutora da igreja fala de sua devoção a São José


dizia Ela: “Tomei a São José por meu advogado e protetor e não me lembro de ter-lhe pedido algo que não me atendesse. É de pasmar a enormidade de graças que Deus me tem concedido por sua intercessão e o número de perigos da alma e do corpo de que tem me livrado. Quisera persuadir o mundo inteiro a ser devoto deste glorioso Santo pela grande experiência que tenho dos bens que ele concede. Contento-me, porém, em pedir, pelo amor de Deus, que o experimente quem nele crer e verá por si mesmo, que imensos bens é recomendar-se o cristão ao glorioso Patriarca e ser seu devoto”.



Santa Teresa de Jesus, ao dar as suas filhas, Maria por Mãe e Modelo, deixou-lhes, por Pai e Senhor, São José. A ele quer a Santa que as carmelitas recorram em suas necessidades, pois sabe por experiência que em todas socorre. Assim como o Senhor lhe esteve presente na terra, assim faz no céu tudo quanto lhe pede. Deseja, particularmente, que o tomem por mestre de oração e aprendam dele o trato contínuo com o Senhor, e as virtudes próprias da vida escondida com Cristo em Deus.



"Santa Teresa nada empreendia sem se recomendar a São José; ela foi a grande apóstola e restauradora do fervor e devoção ao grande Santo. Numa de suas viagens ela dirigia-se a uma cidade da Espanha, onde iria fundar mais um mosteiro em honra de São José; todos tinham o seu nome. O carro, puxado a cavalos, atravessava uma região montanhosa, em estrada cercada de precipícios. O condutor perdeu as rédeas, e os cavalos assustados, se precipitaram montanha abaixo. Iam na direção de um enorme precipício. Santa Teresa, ao perceber o horror em que se achavam as Irmãs, disse-lhes, com voz firme e confiante: “Minhas filhas, aqui só existe um meio de escapar da morte: é recorrer a São José e implorar-lhe a proteção. E bradavam confiantes por São José. De repente, ouve-se uma voz forte, enérgica: “Parem, parem, parem! Se derem mais um passo, todos morrerão!” Imediatamente os cavalos estacaram. “De que lado havemos de seguir? Perguntaram as Irmãs”. E a voz respondeu: “Por tal caminho, que é mais seguro e menos perigoso”. E os cavalos tomaram logo a direção da estrada indicada. Estavam fora de perigo. Procuravam quem lhes falava e onde estava o benfeitor que os salvou, e a cuja voz os cavalos estacaram. Não acharam por ali homem algum. Então, Santa Teresa disse às suas filhas: “Em vão procuramos nosso salvador do perigo. Quem nos salvou foi São José”. Estes testemunhos de uma grande Santa Doutora da Igreja dispensam comentários, e precisam ser lidos e relidos como muita atenção.


Outros grandes santos também falam de São José


Santo Afonso de Ligório (†1787), doutor da Igreja, garantia que todo dom ou privilégio que Deus concedeu a outro Santo também o concedeu a São José. São Francisco de Sales, doutor da Igreja, diz que “São José ultrapassou, na pureza, os Anjos da mais alta hierarquia”.Na festa de 19
de março este santo doutor celebrava missa solene e convidava para festejar a São José, todos os músicos e cantores de Anecy, na França. Num dia 19 de março escreveu ele a santa Joana de Chantal, fundadora da Ordem da Visitação: “Minha filha, eu vos envio as ladainhas de São José, esse pai querido, nossa vida e nosso amor. Se não puder cantar, balbucie, ao menos entre os dentes, tão belas invocações”



São Jerônimo, doutor da Igreja, diz que: “José mereceu o nome de “Justo”, porque possuía de modo perfeito todas as virtudes”. De fato, podemos concluir que, se José foi escolhido para Esposo de Maria, a mais santa de todas as mulheres, é porque ele era o mais santo de todos os homens. Se houvesse alguém mais santo que José, certamente seria este escolhido por Jesus para Esposo de Sua Mãe Maria. Nós não pudemos escolher nosso pai e nossa mãe, mas Jesus
pôde, então, escolheu os melhores que existiam.



São Bernardo (†1153), doutor da Igreja, disse de São José: “De sua vocação, considerai a multiplicidade, a excelência, a sublimidade dos dons sobrenaturais com que foi enriquecido por Deus”. Os Santos Padres e Doutores da Igreja concordam em dizer que São José foi escolhido para esposo de Maria pelo próprio Deus. É eloqüente o testemunho de Santa Teresa de Ávila (†1582), doutora da Igreja, devotíssima de São José.


fontes : Carmelo São Jose (http://www.carmelosaojose.com.br/)

Ebook "O glorioso São José - Ed. Cleófas - Prof. Felipe Aquino)

Postagens mais visitadas deste blog

A História de Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá - Padroeira da Colombia

Meditação para Quaresma V - A Sagrada Face do Senhor