21 de Novembro - Festa da Apresentação de Nossa Senhora

Honramos no dia 21 de novembro a Apresentação de Nossa Senhora no Templo. Esta festa antiquíssima lembra que Nossa Senhora, então com 3 anos foi levada por seus pais São Joaquim e Santa Ana ao Templo, onde com outras meninas e piedosas mulheres foi instruida cuidadosamente a respeito da fé de seus pais e sobre seus deveres para com Deus. Historicamente a origem desta festa foi a dedicação da Igreja de Santa Maria a Nova em Jerusalem, no ano de 543.

Comemora-se no Oriente desde o século VI. Dela fala até o Imperador Miguel Comneno na Constituição de 1166 Um nobre francês, chanceler na Corte do Rei de Chipre, tendo sido enviado a Avignon em 1372, na qualidade de Embaixador junto ao Papa Gregorio XI, contou-lhe a magnificência com que na Grecia era celebrada no dia 21 de novembro. O Papa então a intriduziu em Avignon e Sixto V a extendeu a toda a Igreja.

Os Evangelhos não nos falam da sua infância, mas os escritos apócrifos relatam que quando Nossa Senhora tinha 3 anos, os seus pais, Joaquim e Ana, a apresentaram no templo, consagrando-a ao Senhor.No dia 21 de Novembro de 1964, o papa Paulo VI consagrou o mundo ao Coração de Maria e declarou Nossa Senhora Mãe da Igreja."A Senhora da Apresentação vive em acto de se apresentar.

Toda a vida da Santíssima Virgem foi um exercício constante para o sim total e solene, que há-de dar a Deus na Anunciação e na cruz. Maria vive em estado de apresentação, fazendo sempre a vontade de Deus, cumprindo a sua palavra. Servir é o seu ofício; Serva é o seu nome. Desde criança ficou à escuta, aberta e disponível para se dar a Deus e aos outros.(...)Como Maria também o cristão vive em estado de apresentação, respondendo sim à vontade do Pai. Na alegria de apresentar-se ao serviço em todo o instante, enche o coração e a vida.


"Chamaste-me; Senhor, aqui estou" (1Sm 3,5).
Senhora da Apresentação, apresentai-me."

Postagens mais visitadas deste blog

A História de Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá - Padroeira da Colombia

Meditação para Quaresma V - A Sagrada Face do Senhor